EDUCAÇÃO E TRABALHO EM TEMPOS DE INTERVENÇÃO REGULADORA DO CAPITAL

 





Título do livro: "EDUCAÇÃO E TRABALHO EM TEMPOS DE INTERVENÇÃO REGULADORA DO CAPITAL".

 

Organizadores/as: Liliana Soares Ferreira, Célia Tanajura Machado, Luiza da Silva Braido.

 

Palavras-chave: Trabalho e Educação. Educação Profissional. Formação.

 

Área do conhecimento: Ciências Humanas/Educação

 

Tema: Coletânea com textos que discutem sobre a relação trabalho e educação, formação de professores e trabalhadores no contexto da sociedade capitalista.

 

Editora: Editora da Universidade Federal de Santa Maria.

 

E-mail do responsável pela obra: celia.tanajura@gmail.com

 

Link do livro: https://editoraufsm.com.br/educacao-e-trabalho-em-tempos-de-intervencao-reguladora-do-capital.html

 




EDUCAÇÃO E TRABALHO EM TEMPOS DE INTERVENÇÃO REGULADORA DO CAPITAL

Organização:

Liliana Soares Ferreira

(Doutora em Educação/UFRGS - anaililferreira@yahoo.com.br)

Célia Tanajura Machado

(Doutora em Educação/UFBA - cmachado@uneb.br) 

Luiza Silva da Braido

(Mestranda em Educação/UFSM - luizasbraido@gmail.com)

 

 

A PERSPECTIVA INICIAL

Esta é uma obra importante para aquele que estuda as relações entre Educação e Trabalho. Os diferentes textos da obra levam o leitor a refletir sobre as relações entre Educação e Trabalho na escola dos dias atuais, apontando possibilidades de análise para os desafios que se apresentam em uma sociedade em que o modo capitalista de produção considera possíveis que se estabeleçam fortes vínculos entre educação e mercado/mercado de trabalho. O livro surge da reunião de escritos sobre a temática produzidos por vários pesquisadores da área de Trabalho e Educação e destina-se a estudiosos da educação, educação profissional, sociologia da educação e demais interessados.

Trata-se, portanto, de uma coletânea de artigos e sua organização é fruto de uma das atividades de Pós-Doutorado desenvolvida pela Professora Célia Tanajura Machado (UNEB) junto ao Grupo Kairós (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Educacionais)/Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria sob a supervisão da Professora Liliana Soares Ferreira (UFSM) e o prestimoso auxílio de pesquisa e produção de Luíza da Silva Braido (UFSM) (terceira coautora/organizadora).

Como temática central, a relação entre educação e trabalho é tratada nesse compêndio, a partir de diferentes perspectivas, por professores e pesquisadores de importantes universidades do Brasil e do México, em um total de dez textos, nele organicamente agrupados. Contando com o luxuoso prefácio do Prof. Dr. Dermeval Saviani (Histedbr/Unicamp), o livro se encontra dividido em partes, como forma de abordar a temática “Educação e Trabalho em tempos de intervenção reguladora do Capital”, em duas distintas dimensões: a Parte I, “Educação e Trabalho no Brasil e no mundo” e a Parte II, “Classes, Capitalismo e Educação no Brasil”.

A Parte I, “Educação e Trabalho no Brasil e no mundo”, enseja um conjunto de cinco textos que analisam as categorias trabalho e educação a partir do olhar das diferentes estruturas em que ocorrem e das suas relações para a formação humana. Nesse sentido, é composta por textos que consideram a precarização do trabalho dos professores da Educação Básica e da Educação Profissional no Brasil, desde a perspectiva da sua formação ao seu vínculo empregatício, a formação sindical de trabalhadores na Espanha e no Brasil, a relação entre a formação e as exigências de ingresso no mercado de trabalho de estudantes egressos as Instituições de Ensino Superior do México e, como um amálgama, se encerra com um texto que busca delinear relações entre educação, qualificação profissional e reprodução social, a partir de uma abordagem ontológica.

A Parte II, “Classes, Capitalismo e Educação no Brasil”, aglutina uma coleção de outros cinco textos que, tendo o Estado, como pano de fundo, busca analisar as relações desse Estado no mundo capitalista, a partir da discussão sobre o lugar da educação no capitalismo de hoje, quando tudo se transforma em mercadoria. Também analisa a relação entre Estado e classes sociais, a divisão do trabalho na organização da escola no Brasil e, no capitalismo de hoje, as relações entre educação e trabalho. Os autores dos capítulos são vinculados a grupos e programas de pesquisa das seguintes instituições superiores no Brasil, universidades federais, estaduais, confessional e institutos federais, a saber: Universidade Federal  de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Instituto Federal Farroupilha (IFFARR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), e Instituto Federal do Paraná (IFPR).

 

O PROCESSO

A organização do livro se deu a partir de um convite enviado a vários pesquisadores que desenvolvem estudos sobre o tema trabalho e educação. Instados apresentarem os seus trabalhos, encaminharam os seus textos, esses foram avaliados e aceitos, quando compatíveis com a proposta do livro. Para a organização e ordenação dos textos no livro, todos os textos foram separados por temáticas iguais ou pertencentes ao campo de estudos correlato, sendo divididos em dois blocos de texto que passaram a compor as duas partes do livro, conforme já apresentado. Todos os textos da coletânea resultam de pesquisas científicas, realizadas mediante processos diferenciados de produção de dados, notadamente, voltados para a análise de documentos. Em geral, apontam para os diferentes impactos na formação de trabalhadores, professores ou não, e nas instituições escolares (de nível básico ou superior) provocados pelas ações de políticas adotadas no contexto do modo de produção capitalista e o modelo neoliberal de formação e políticas educacionais que, nos dias atuais, definem a educação no Brasil e na América Latina.

Alguns textos da coletânea resultam de trabalhos com coautoria e colaboração entre pesquisadores, entretanto a maioria dos textos possui apenas um autor e consolidam estudos importantes desenvolvidos por pesquisadores experientes a partir da sua produção junto aos grupos de pesquisas e programas de pós-graduação stricto sensu das diferentes universidades e institutos representados nesse compêndio. Em geral, os trabalhos foram elaborados a partir da consolidação de temáticas amadurecidas em debates nos grupos e em pesquisas resultantes de trabalhos de conclusão de cursos de pós-graduação.

A organização de um livro é um processo árduo e envolve uma série de elementos, dentre eles a leitura cuidadosa de cada texto, a interlocução contínua com os autores para revisões, sempre necessárias, o diálogo com a editora a fim de atender aos ajustes sempre propostos pelos pares, o que faz com que a proposta de um livro possa demorar bastante para se concretizar em documento publicado. No trabalho realizado para produção desse livro não foi diferente, mas publicá-lo por uma editora universitária tão importante foi a coroação de uma empreitada que durou um ano e meio, mas que resultou em frutos positivos. De uma maneira geral, os textos foram influenciados por diversos autores, com destaque para os autores de matriz marxiana e marxista. Seja da perspectiva teórica, seja metodológica, os autores dos diferentes textos se posicionam de forma crítica frente às alternativas apresentadas pelo Capital à classe trabalhadora atualmente, apresentando ricas análise a partir dos diversos contextos pesquisados.

 

POR FIM

O livro deve se constituir em uma importante referência nos estudos sobre trabalho e educação, em especial para o campo da educação, educação profissional e da sociologia da educação, tendo em conta as contribuições que traz de diferentes universos analisados e retratados pelos autores no curso das suas pesquisas. Além disso, possui reflexões que provocam outros estudiosos para seguirem em direção ao aprofundamento das categorias trabalhadas, produzindo outras pesquisas que contribuam para o campo da educação.


Comentários

  1. Olá!

    É com imenso contentamento que iniciamos o I Congresso Internacional Online de Educação Profissional, Territórios e Resistências. Desejo que seja um evento de fecundos diálogos e reflexões auspiciosas sobre o papel da educação e suas relações.

    Recomendo o estudo atencioso do resumo expandido sobre o livro: EDUCAÇÃO E TRABALHO EM TEMPOS DE INTERVENÇÃO REGULADORA DO CAPITAL, organizado por: Liliana Soares Ferreira, Célia Tanajura Machado e Luiza da Silva Braido.

    Trata-se de uma obra importante para aquele que estuda as relações entre Educação e Trabalho. Os diferentes textos da obra levam o leitor a refletir sobre as relações entre Educação e Trabalho na escola dos dias atuais, apontando possibilidades de análise para os desafios que se apresentam em uma sociedade em que o modo capitalista de produção considera possíveis que se estabeleçam fortes vínculos entre educação e mercado/mercado de trabalho.

    Por favor, ao final da leitura deixe suas considerações e questionamentos (não esqueça de colocar o seu nome completo).

    Participe!

    Um ótimo evento!

    Antonio José de Souza

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  2. Aos autores: pela descrição do livro, interessa-me sobremaneira sua abordagem por se tratar de temática de grande atualidade e relevância para compreendermos as profundas e voláteis transformações do mundo do trabalho. Além dos autores se reivindicarem marxistas, o que já traduz uma visão de mundo que me contempla, o livro faz pontes entre a realidade brasileira e outros países, como Espanha e México, o que acrescenta elementos novos e desafiantes na interpretação das relações entre Educação e Trabalho.
    Apenas uma questão: por o título se inicia com Educação e Trabalho e não o inverso, Trabalho e Educação? Alguma razão de natureza teórica?

    Agradeço a atenção
    Maria Isabel Lopes Perez

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  3. Olá. Me chamo Janine Couto e gostaria de parabenizar as autoras e autores da obra. Acredito que essa articulação educação e mundo do trabalho é algo extremamente para ser trazida ao centro dos debates em nosso tempos.

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  4. Prezadas autoras,
    Parabenizo pela escrita da obra de temática relevante para educação. A coletânea é sem dúvidas um instigante convite a reflexão, especialmente quando discutimos a Educação Profissional e tecnológica e o papel da formação técnica (não tecnicista) para o mundo do trabalho. Me parece que os textos apontam caminhos para construção de uma educação na perspectiva contra-hegemônica, necessária e indispensável nos dias atuais. (Maria Aparecida Brito Oliveira)

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  5. Saudações aos participantes!

    Estamos chegando ao fim do I Congresso Internacional Online de Educação Profissional, Territórios e Resistências. Agradeço muitíssimo a participação de todas/os vocês que se dispuseram a estar conosco.

    Refletimos, debatemos e dialogamos, ao fim, estou satisfeito e agradecido pela colaboração de todas/os e até o próximo!

    Abraços!!!

    Antonio José de Souza

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