EDUCAÇÃO E TRABALHO EM TEMPOS DE INTERVENÇÃO REGULADORA DO CAPITAL
Título do livro: "EDUCAÇÃO E TRABALHO EM TEMPOS DE INTERVENÇÃO
REGULADORA DO CAPITAL".
Organizadores/
Palavras-chave: Trabalho e Educação.
Educação Profissional. Formação.
Área do conhecimento: Ciências
Humanas/Educação
Tema: Coletânea com textos que discutem sobre
a relação trabalho e educação, formação de professores e trabalhadores no
contexto da sociedade capitalista.
Editora: Editora
da Universidade Federal de Santa Maria.
E-mail do responsável pela obra: celia.tanajura@gmail.com
Link do livro: https://editoraufsm.com.br/
EDUCAÇÃO E TRABALHO EM TEMPOS DE INTERVENÇÃO REGULADORA DO CAPITAL
Organização:
Liliana Soares
Ferreira
(Doutora em Educação/UFRGS - anaililferreira@yahoo.com.br)
(Doutora em Educação/UFBA - cmachado@uneb.br)
(Mestranda em
Educação/UFSM - luizasbraido@gmail.com)
A PERSPECTIVA INICIAL
Esta é uma obra
importante para aquele que estuda as relações entre Educação e Trabalho. Os
diferentes textos da obra levam o leitor a refletir sobre as relações entre
Educação e Trabalho na escola dos dias atuais, apontando possibilidades de
análise para os desafios que se apresentam em uma sociedade em que o modo
capitalista de produção considera possíveis que se estabeleçam fortes vínculos
entre educação e mercado/mercado de trabalho. O livro surge da reunião de
escritos sobre a temática produzidos por vários pesquisadores da área de
Trabalho e Educação e destina-se a estudiosos da educação, educação
profissional, sociologia da educação e demais interessados.
Trata-se, portanto, de
uma coletânea de artigos e sua organização é fruto de uma das atividades de
Pós-Doutorado desenvolvida pela Professora Célia Tanajura Machado (UNEB) junto
ao Grupo Kairós (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e
Políticas Educacionais)/Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de
Educação da Universidade Federal de Santa Maria sob a supervisão da Professora
Liliana Soares Ferreira (UFSM) e o prestimoso auxílio de pesquisa e produção de
Luíza da Silva Braido (UFSM) (terceira coautora/organizadora).
Como temática central,
a relação entre educação e trabalho é tratada nesse compêndio, a partir de
diferentes perspectivas, por professores e pesquisadores de importantes
universidades do Brasil e do México, em um total de dez textos, nele
organicamente agrupados. Contando com o luxuoso prefácio do Prof. Dr. Dermeval
Saviani (Histedbr/Unicamp), o livro se encontra dividido em partes, como forma
de abordar a temática “Educação e Trabalho em tempos de intervenção reguladora
do Capital”, em duas distintas dimensões: a Parte I, “Educação e Trabalho no
Brasil e no mundo” e a Parte II, “Classes, Capitalismo e Educação no Brasil”.
A Parte I, “Educação e
Trabalho no Brasil e no mundo”, enseja um conjunto de cinco textos que analisam
as categorias trabalho e educação a partir do olhar das diferentes estruturas
em que ocorrem e das suas relações para a formação humana. Nesse sentido, é
composta por textos que consideram a precarização do trabalho dos professores
da Educação Básica e da Educação Profissional no Brasil, desde a perspectiva da
sua formação ao seu vínculo empregatício, a formação sindical de trabalhadores
na Espanha e no Brasil, a relação entre a formação e as exigências de ingresso
no mercado de trabalho de estudantes egressos as Instituições de Ensino
Superior do México e, como um amálgama, se encerra com um texto que busca
delinear relações entre educação, qualificação profissional e reprodução social,
a partir de uma abordagem ontológica.
A Parte II, “Classes,
Capitalismo e Educação no Brasil”, aglutina uma coleção de outros cinco textos
que, tendo o Estado, como pano de fundo, busca analisar as relações desse
Estado no mundo capitalista, a partir da discussão sobre o lugar da educação no
capitalismo de hoje, quando tudo se transforma em mercadoria. Também analisa a
relação entre Estado e classes sociais, a divisão do trabalho na organização da
escola no Brasil e, no capitalismo de hoje, as relações entre educação e
trabalho. Os autores dos capítulos são vinculados a grupos e programas de
pesquisa das seguintes instituições superiores no Brasil, universidades
federais, estaduais, confessional e institutos federais, a saber: Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM),
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de
Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade
Estadual de Maringá (UEM), Instituto Federal Farroupilha (IFFARR), Pontifícia
Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), e Instituto Federal do Paraná (IFPR).
O PROCESSO
A organização do livro
se deu a partir de um convite enviado a vários pesquisadores que desenvolvem
estudos sobre o tema trabalho e educação. Instados apresentarem os seus
trabalhos, encaminharam os seus textos, esses foram avaliados e aceitos, quando
compatíveis com a proposta do livro. Para a organização e ordenação dos textos
no livro, todos os textos foram separados por temáticas iguais ou pertencentes
ao campo de estudos correlato, sendo divididos em dois blocos de texto que
passaram a compor as duas partes do livro, conforme já apresentado. Todos os
textos da coletânea resultam de pesquisas científicas, realizadas mediante
processos diferenciados de produção de dados, notadamente, voltados para a
análise de documentos. Em geral, apontam para os diferentes impactos na
formação de trabalhadores, professores ou não, e nas instituições escolares (de
nível básico ou superior) provocados pelas ações de políticas adotadas no
contexto do modo de produção capitalista e o modelo neoliberal de formação e
políticas educacionais que, nos dias atuais, definem a educação no Brasil e na
América Latina.
Alguns textos da
coletânea resultam de trabalhos com coautoria e colaboração entre pesquisadores,
entretanto a maioria dos textos possui apenas um autor e consolidam estudos
importantes desenvolvidos por pesquisadores experientes a partir da sua
produção junto aos grupos de pesquisas e programas de pós-graduação stricto
sensu das diferentes universidades e institutos representados nesse compêndio.
Em geral, os trabalhos foram elaborados a partir da consolidação de temáticas
amadurecidas em debates nos grupos e em pesquisas resultantes de trabalhos de
conclusão de cursos de pós-graduação.
A organização de um
livro é um processo árduo e envolve uma série de elementos, dentre eles a
leitura cuidadosa de cada texto, a interlocução contínua com os autores para revisões,
sempre necessárias, o diálogo com a editora a fim de atender aos ajustes sempre
propostos pelos pares, o que faz com que a proposta de um livro possa demorar
bastante para se concretizar em documento publicado. No trabalho realizado para
produção desse livro não foi diferente, mas publicá-lo por uma editora
universitária tão importante foi a coroação de uma empreitada que durou um ano
e meio, mas que resultou em frutos positivos. De uma maneira geral, os textos
foram influenciados por diversos autores, com destaque para os autores de
matriz marxiana e marxista. Seja da perspectiva teórica, seja metodológica, os
autores dos diferentes textos se posicionam de forma crítica frente às
alternativas apresentadas pelo Capital à classe trabalhadora atualmente,
apresentando ricas análise a partir dos diversos contextos pesquisados.
POR FIM
O livro deve se
constituir em uma importante referência nos estudos sobre trabalho e educação,
em especial para o campo da educação, educação profissional e da sociologia da
educação, tendo em conta as contribuições que traz de diferentes universos
analisados e retratados pelos autores no curso das suas pesquisas. Além disso,
possui reflexões que provocam outros estudiosos para seguirem em direção ao
aprofundamento das categorias trabalhadas, produzindo outras pesquisas que
contribuam para o campo da educação.
Olá!
ResponderExcluirÉ com imenso contentamento que iniciamos o I Congresso Internacional Online de Educação Profissional, Territórios e Resistências. Desejo que seja um evento de fecundos diálogos e reflexões auspiciosas sobre o papel da educação e suas relações.
Recomendo o estudo atencioso do resumo expandido sobre o livro: EDUCAÇÃO E TRABALHO EM TEMPOS DE INTERVENÇÃO REGULADORA DO CAPITAL, organizado por: Liliana Soares Ferreira, Célia Tanajura Machado e Luiza da Silva Braido.
Trata-se de uma obra importante para aquele que estuda as relações entre Educação e Trabalho. Os diferentes textos da obra levam o leitor a refletir sobre as relações entre Educação e Trabalho na escola dos dias atuais, apontando possibilidades de análise para os desafios que se apresentam em uma sociedade em que o modo capitalista de produção considera possíveis que se estabeleçam fortes vínculos entre educação e mercado/mercado de trabalho.
Por favor, ao final da leitura deixe suas considerações e questionamentos (não esqueça de colocar o seu nome completo).
Participe!
Um ótimo evento!
Antonio José de Souza
Aos autores: pela descrição do livro, interessa-me sobremaneira sua abordagem por se tratar de temática de grande atualidade e relevância para compreendermos as profundas e voláteis transformações do mundo do trabalho. Além dos autores se reivindicarem marxistas, o que já traduz uma visão de mundo que me contempla, o livro faz pontes entre a realidade brasileira e outros países, como Espanha e México, o que acrescenta elementos novos e desafiantes na interpretação das relações entre Educação e Trabalho.
ResponderExcluirApenas uma questão: por o título se inicia com Educação e Trabalho e não o inverso, Trabalho e Educação? Alguma razão de natureza teórica?
Agradeço a atenção
Maria Isabel Lopes Perez
Obrigado pela participação, Isabel!
ExcluirForte abraço!
Antonio José
Olá. Me chamo Janine Couto e gostaria de parabenizar as autoras e autores da obra. Acredito que essa articulação educação e mundo do trabalho é algo extremamente para ser trazida ao centro dos debates em nosso tempos.
ResponderExcluirObrigado pela participação, Janine!
ExcluirForte abraço!
Antonio José
Prezadas autoras,
ResponderExcluirParabenizo pela escrita da obra de temática relevante para educação. A coletânea é sem dúvidas um instigante convite a reflexão, especialmente quando discutimos a Educação Profissional e tecnológica e o papel da formação técnica (não tecnicista) para o mundo do trabalho. Me parece que os textos apontam caminhos para construção de uma educação na perspectiva contra-hegemônica, necessária e indispensável nos dias atuais. (Maria Aparecida Brito Oliveira)
Saudações aos participantes!
ResponderExcluirEstamos chegando ao fim do I Congresso Internacional Online de Educação Profissional, Territórios e Resistências. Agradeço muitíssimo a participação de todas/os vocês que se dispuseram a estar conosco.
Refletimos, debatemos e dialogamos, ao fim, estou satisfeito e agradecido pela colaboração de todas/os e até o próximo!
Abraços!!!
Antonio José de Souza